4 variações de um doce clássico: sonho

4 variações de um doce clássico: sonho

Você vai precisar de (para 12 unidades):

Para a massa:

– 95 ml de leite
– 75 g de manteiga
– 25 g de açúcar
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– 10 g de levedura seca
– 375 g de farinha
– 2 ovos
– 3/4 colher de chá de sal
– Farinha para a superfície

Para fritar:

– 1,5 l de óleo

Para o recheio/decoração:

– Açúcar cristalizado
– Chocolate branco derretido
– Chocolate amargo derretido
– Calda de caramelo

Para o recheio:

– Geleia de morango
– Geleia de ameixa
– Mousse de maçã
– Pudim de gemada

Como fazer:

1. Esquente leite com manteiga, açúcar, essência de baunilha e levedura seca. A mistura deve ficar quente a ponto da manteiga e do açúcar dissolverem, porém, não deixe esquentar demais. Misture todos os ingredientes com um batedor de claras.

2. Agora, coloque farinha, ovos e sal em uma tigela e então adicione a mistura de leite e levedura por cima. Bata tudo com uma batedeira até formar uma massa homogênea. Sua consistência deve ficar de forma que ela desgrude facilmente da tigela. Forme então uma bola de massa, cubra-a e deixe-a descansar em um lugar quente por 45 minutos.

3. Em uma superfície untada, corte a massa em 12 pedaços iguais. Faça uma bolinha com cada um desses pedaços, cubra-as deixe-as descansar também por 20 minutos em um lugar quente.

4. O último passo da receita-base é fritar as bolas em óleo quente. Para isso, esquente o óleo a 180 ºC em uma panela grande e então coloque as bolinhas cuidadosamente no óleo, de preferência usando uma escumadeira. Frite-as por 30 segundos em cada lado. Por fim, deixe-as esfriar.

5. Para rechear os sonhos, pegue um espeto grosso e fure a massa em um dos lados até mais ou menos o centro. Gire o espeto para que o buraco fique um pouco maior.

Faça as 4 variações:

– Para a primeira, encha um saco de confeiteiro de bico pequeno com geleia de morango e injete-o no buraco. Depois, mergulhe metade do sonho no chocolate branco derretido.

– Para a segunda versão, encha o saco de confeiteiro com geleia de ameixa e injete-a no sonho. Coloque açúcar em uma metade do sonho.

– Para a terceira, coloque pudim de gemada e mergulhe metade do sonho em chocolate amargo derretido.

– Para a quarta versão, você injetará mousse de maçã na massa e por fim mergulhará metade da massa em calda de caramelo.

Veja a receita completa aqui: http://www.areceitaria.com.br/sonho

Deixe uma resposta