É por isso que ele queima o bolo. Efeito genial!

É por isso que ele queima o bolo. Efeito genial!

Fruta tropical no bolo: abacaxi com cream cheese e merengue.
O que é um abacaxi mais doce do que um abacaxi? Isso mesmo, este bolo de abacaxi!

Artigo completo: https://www.areceitaria.com.br/bolo-abacaxi-merengue/
Guarde no Pinterest: https://bit.ly/2REu6cK

Ingredientes (para 8 a 10 pessoas):

Para a base de bolo:
190 g de manteiga amolecida;
– 190 g de açúcar de confeiteiro;
– 3 ovos;
– 190 g de farinha;
– 6 g de fermento em pó;
– 50 g de coco ralado.
– Creme de abacaxi e cream cheese:

300 g de cream cheese;
– 115 g de açúcar de confeiteiro;
– 1 colher de sopa de essência de baunilha;
– 350 g de creme de leite.

Para o merengue:
– 300 g de açúcar;
– 70 ml de água;
– 3 claras de ovos grandes.

Para os pedacinhos de abacaxi:
– 1/2 abacaxi;
– 50 g de açúcar de confeiteiro.

Extra:
– Termômetro para açúcar:
– Maçarico de culinária.

Passo a passo:

1. Primeiro, prepare a base do bolo. Adicione a manteiga amolecida a uma tigela e depois o açúcar de confeiteiro. Misture os dois ingredientes até que a massa esteja lisa e uniforme. Em seguida, misture a farinha com o fermento e peneire-os. Adicione os ovos, um por um, à mistura de manteiga e açúcar. Para cada ovo que você usar, adicione uma colher de sopa da farinha peneirada na tigela. A farinha restante é então adicionada pouco a pouco. Por fim, adicione o coco ralado.
Unte uma forma de bolo (com diâmetro de 16 cm e uma altura de 8 cm) com manteiga e polvilhe com farinha. Despeje a massa no molde e leve ao forno a 160 °C, com a circulação de ar ativada, por 60 minutos. Depois de assado, retire o bolo da forma e deixe esfriar.

2. Agora prepare o creme de cream cheese. Para isso, misture-o com o açúcar de confeiteiro até obter uma massa lisa, cremosa e uniforme. Adicione a essência de baunilha. Bata o creme de leite e, em seguida, adicione-o cuidadosamente à mistura. Refrigere o creme por cerca de 1 hora.

3. Em seguida, descasque um abacaxi e corte metade da fruta em pequenos cubos. Aqueça o açúcar de confeiteiro em uma panela e deixe-o caramelizar. Adicione os cubos de abacaxi e deixe-os dourar um pouco. Retire-os da panela. Retire a coroa do abacaxi e reserve: você precisará para o dia seguinte.

4. Corte o bolo gelado, com uma faca de pão grande, em 5 fatias horizontais. Comece a fazer camadas. Coloque a primeira camada sobre uma tábua e a cubra com ¼ do cream cheese. Em seguida, adicione 1/4 dos cubos de abacaxi sobre o creme e adicione mais uma camada de bolo. Repita o processo até as camadas de bolo terminarem. No final, cubra todo o bolo com uma camada de creme. Para obter um resultado perfeito, deixe no durante a noite.

5. Como o bolo vai passar a noite no congelador, o passo 5 (o merengue) será feito no dia seguinte. Aqueça a água e 275 g de açúcar em uma panela. Deixe a mistura ferver até atingir aproximadamente 100 °C. Bata as 3 claras com os restantes 25 g de açúcar até ficar no ponto de neve. É importante que ele não fique muito sólido. Quando o açúcar atingir uma temperatura de 118 °C (use o termômetro para medir), adicione-o lentamente, mexendo sempre, às claras com açúcar. Tenha cuidado para que as claras de ovo não coagulem. Bata tudo até esfriar a 45 °C (demora cerca de 10 minutos). Encha um saco de confeiteiro com o creme.

6. Retire o bolo do congelador e corte as bordas com uma faca de pão deixando-o em formato de abacaxi. Coloque a coroa do abacaxi que você separou no dia anterior.

7. Faça espinhos de merengue usando o saco de confeiteiro. Com um maçarico, doure o merengue.

Quer mais merengue? Não se esqueça de provar a nossa torta de limão e merengue, que aparece no vídeo bônus: https://www.areceitaria.com.br/torta-limao-merengue/

Deixe uma resposta