Frango no Varal Adaptado na Churrasqueira Tradicional – TvChurrasco

Frango no Varal Adaptado na Churrasqueira Tradicional – TvChurrasco

O varal de carnes é uma técnica de preparar churrasco, utilizando o fogo de chão, na qual as carnes ficam penduradas por correntes, arames ou ganchos, distantes da brasa.

A diferença no preparo acontece porque a distância faz com que carnes, legumes e frutas, assem lentamente e fiquem suculentas e macias.

Neste vídeo o Mestre Churrasqueiro Valtão Oliveira vai mostrar para você como “adaptar” sua churrasqueira convencional para preparar um delicioso FRANGO NO VARAL. Um preparo simples e muito prático para preparar um delicioso frango assado na churrasqueira.

Aproveitando o espaço na churrasqueira também foi preparado um delicioso abacaxi, que poderia ser servido como acompanhamento ou uma sobremesa para o churrasco.

TvChurrasco.com O Mundo do Churrasco está aqui!

Frango no Varal Adaptado na Churrasqueira Tradicional

Ingredientes:
2,5 kg de Frango (inteiro)
1 Abacaxi
Sal a gosto
Azeite a gosto
Pimenta do Reino a gosto
Vinagre de Maçã a gosto
1 Cebola
Barbante Alimentício
1 Marmitex
Papel Alumínio
5 Ganchos
Lascas de Cerejeira
2 Colheres (de sopa) de Açúcar
1 Colher (de sopa) de Canela em Pó

Modo de Preparo:
Tempere a parte de dentro do frango com o vinagre de maçã, o sal e a pimenta do reino. Coloque dentro do frango a cebola (cortada ao meio) e amarre as coxas do frango com o barbante. Pelo lado de fora do frango tempere com o azeite, o sal e a pimenta do reino.

Amarre o abacaxi utilizando o barbante (como foi feito no vídeo).

Coloque 2 ganchos na parte de baixo do frango, 2 ganchos na parte superior do frango e 1 no abacaxi.

Coloque um ferro na parte alta da churrasqueira (simulando um varal) e posicione o carvão da churrasqueira formando um U.

Leve o frango (primeiro o peito para cima) e o abacaxi à churrasqueira pendurando-os com os ganchos no ferro.

Coloque as lascas de cerejeira dentro da marmitex e enrole com o papel alumínio. Com um palito de dente faça furos no papel alumínio. Coloque-a sobre uma grelha na parte baixa da churrasqueira.

Deixe o abacaxi por aproximadamente 3 horas na churrasqueira e o frango, por aproximadamente 4 horas (vire-o de hora em hora), enquanto assa o frango, borrife vinagre de maçã no frango.

Quando o abacaxi estiver mole (aproximadamente 3 horas), retire-o da churrasqueira. Quando o frango estiver assado (aproximadamente 4 horas), retire-o da churrasqueira.

Descasque o abacaxi e polvilhe com a misture de açúcar e canela.

Você pode servir o abacaxi com o frango (como acompanhamento) ou como sobremesa.

Prato pronto é só servir e bom apetite. O tempo de preparo depende do braseiro utilizado. Vale lembrar que o fogo muito forte vai dourar por fora e não vai assar por dentro.

Deixe uma resposta